Ensino

Criação de Instituto Federal ganha

apoio do governador Tarso Genro e

ministro Gilberto Carvalho

Governador Tarso Genro e ministro Gilberto Carvalho apoiam proposta - Caco Argemi/Palácio Piratini

Governador Tarso Genro e ministro Gilberto Carvalho apoiam proposta

Caco Argemi/Palácio Piratini

A proposta de transformar o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen em Instituto Federal agora conta com o apoio do governador Tarso Genro e do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Em reunião nesta quarta-feira (3) intermediada pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto - antes da abertura oficial do 3º Seminário do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, no Clube do Comércio em Porto Alegre - o governador e o ministro conversaram com o diretor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, Fernando de Cristo, e com o coordenador regional da Participação Popular e Cidadã do Médio Alto Uruguai, Orlando Puhl.

Durante o encontro foi apresentada a proposta para que a rede federal de educação profissional seja ampliada e atenda a demanda crescente de ensino nas regiões Norte e Médio Alto Uruguai. Tarso Genro e Gilberto Carvalho declararam apoio à iniciativa de expansão da educação e assumiram compromisso de defender a proposta em Brasília, junto ao secretário executivo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), José Henrique Paim Fernandes.

O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen está vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Hoje a instituição atende cerca de dois mil estudantes de vários municípios que estudam em cursos técnicos presenciais, à distância e bolsa de formação de trabalhadores. O deputado Edegar Pretto salientou a importância de levar o debate para dentro do núcleo do governo federal, pois como instituto a área de atuação territorial poderá ser ampliada e possibilitará o aumento do quadro de professores e atendimento aos estudantes da região. “É mais um passo importante para que a transformação do Colégio em Instituto seja concretizada e abra novas possibilidades de ensino. É fundamental termos instituições fortalecidas para que os jovens possam ter oportunidade de profissionalização perto de sua família”, avaliou o parlamentar.

O diretor do Colégio Agrícola, Fernando de Cristo, disse que o compromisso firmado pelo governador e pelo ministro atende expectativa para que a política de expansão de ensino do governo federal possa ser implementada na região. "O Instituto Federal representa o anseio por novas possibilidades de ensino, recursos e a capacitação profissional de alunos oriundos de municípios mais carentes", enfatiza.

 

 

Publicado em 04/04/2013 às 15:11

Leandro Molina

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada